segunda-feira, 9 de julho de 2012

Códigos QR são utilizados por quase metade das empresas de e-commerce

Os varejistas da web estão empregando cada vez mais Códigos QR em suas estratégias de marketing, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Mechant Multichannel (Clique aqui para ler). Este ano, 47% das “operações de comércio eletrônico” disseram estar utilizando esse recurso, um aumento colossal em relação ao 8% registrados no ano anterior. Além disso, 15% dos inquiridos que não utilizam os Códigos QR consideram a possibilidade de utilizá-los futuramente. Neste sentido, a proporção de entrevistados que não utiliza e desconsidera o uso dessa tecnologia caiu significativamente, de 72% em 2011 para 38% neste ano.
Parece que as empresas de e-commerce estão certas ao apostarem nestes códigos bidimensionais. Segundo um relatório recente da ScanLife, o número de consumidores utilizando esse recurso cresceu 157% no primeiro trimestre de 2012 quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Maior parte dos comerciantes utiliza os Códigos QR em materiais impressos
Enquanto em 2011 os comerciantes estavam divididos sobre a melhor forma de utilizar os códigos QR, este ano foi possível detectar a hierarquia de preferências, com 63,2% afirmando utilizar este recurso em catálogos impressos, enquanto 47,4% estão usando-os em cartões postais ou em outros materiais off-line. Cerca de duas em cada cinco empresas estão utilizando esta tecnologia como parte do seu material promocional, com 15,8% encontrando outras formas de uso para esse recurso.
No último ano, 35% dos comerciantes estavam utilizando códigos QR em cada um dos materiais citados, enquanto 15% fazia uso por meio de outros métodos.
Abandonadores de carrinho na mira dos comerciantes
O relatório também revela que a adoção do código QR não é a única estratégia que está atraindo a atenção de grande parte dos varejistas. Em 2011, 60,9% dos comerciantes ignoravam um cliente quando este abandonava um carrinho de compra, número que diminuiu para 38,3% este ano. Na realidade, converter abandonadores em compradores está entre as estratégias que mais cresceram em importância para os varejistas.
Além de lembretes enviados por e-mail, outro métodos comumente utilizados para recuperar carrinhos abandonados incluem ofertas especiais por e-mail (37,4%) e anúncios de remarketing (29,9%). Este último se tornou mais popular, quase triplicou (11,3%) em relação ao ano anterior.
Outros dados importantes:
38% dos comerciantes estão usando serviços de chat on-line em suas plataformas este ano, ante 17% verificados no ano passado.
Os principais recursos multimídia empregados pelas empresas de e-commerce são vídeo (64,3%), imagens de produtos em ângulos alternativos (45,5%) e zoom (42%).
52,7% dos entrevistados já estão utilizando algum recurso de mobile commerce, o dobro dos 25,5% constatados em 2011. As estratégias mais comuns são construir sites (29,5%), aplicativos (16,1%), aplicativos para pagamentos (15,2%) e anunciar em motores de busca (15,2%).
45,9% das empresas B2B, e 44,3% dos comerciantes B2C, não vendem em marketplaces on-line. No geral, 41,3% dos entrevistados estão vendendo na Amazon, enquanto 23,9% no Ebay.
65% dos varejistas exibem algum selo na plataforma para comprovar a idoneidade do seu serviço ou site, percentual que não sofreu grandes alterações em comparação ao ano passado (63%).
Os recursos mais comuns oferecidos no mecanismo de pesquisa do site são a capacidade de refinar os resultados (70,5%) e mostrar imagens em miniatura ao lado dos resultados (54,7%).
PayPal é o método alternativo de pagamento mais popular (50,9%). A proporção de consumidores que não utiliza métodos alterativos cedeu de 53,8% em 2011 para 35,5% esse ano.

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